Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública, sem dúvida, é o Livro Didático (LD). Sua relevância é tanta em nossa cultura institucional, qe destina as obras didáticas, pedagógicas e literárias com finalidades de prática educativa às escolas públicas de Educação Básica das redes federais, estaduais, municipais próprios e adequados para as turmas de jovens e adultos?
Existem inúmeras situações em todo o nosso país, mas muitas instituições e professores da EJA utilizam os mesmos livros destinados para o ensino regular, por falta de disSabemos que a abordagem de muitos LD dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, não é coerente com o perfil das turmas de jovens e adultos, logo há uma
Para que você compreenda melhor esse desacordo entre o LD feito especificamente para crianças e o uso com jovens e adultos, convido você a pegar um Livro Didático e presentes, entre outros aspectos). Depois, reflita se você, enquanto adulto, se sentiria respeitado pela faixa etária, história de vida e conhecimentos acumulados ao longo d
Em seus estudos sobre Livro Didático na EJA, Merli (2018, p. 249) concluiu que:
"
.
.
.
é necessário compreender o Livro Didático como parte da prática pedagógica, mas não como parte única; compreendê-lo como um dos elementos pedagógicos, pois nelecurrículo deve ser visto como um elemento crítico, no qual aluno e professor possam construir juntos o conhecimento, sempre partindo do conhecimento teórico-científicser um aliado, tanto ao influenciar com o conhecimento científico historicamente acumulado,quanto ao trazer elementos culturais da realidade do aluno, agregando um ao outro, construindo novos saberes e novas visões de mundo, para que dessa forma possam existir pr
Com essa análise, percebemos que há valor no Livro Didático e, sendo este um dos poucos recursos disponibilizados aos professores da EJA, em muitas escolas, se faz necmelhorar o que precisa.
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade será analisar um Livro Didático de Língua Portuguesa, do ciclo de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano) do Ensino Fundamental
1. Encontre um Livro Didático de Língua Portuguesa, que seja para o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental, cuja elaboração tenha sido respaldada pelo PNLD e a public
2. Escolha uma sequência didática do livro selecionado, contendo um texto de apoio (fábula, conto, poema etc.) e, ao menos, uma atividade de estudo (questionário, elabo
3. No formulário padrão desta atividade haverá um campo para você digitar as informações do texto de apoio (título, autor – se houver – e um excerto de 5 a 10 linhas do
4. Após esses registros, você deverá inserir a sua análise sobre a sequência didática, considerando a aplicação para uma turma de EJA, em que se deve respeitar os objetivohá elementos compatíveis com a faixa etária de jovens e adultos? b) É respeitada ou proporcionada autonomia e participação ativa do aluno em seu processo formativo? ccitações indiretas, ou seja, com suas palavras, neste caso, deverá apresentar a referência com base na ABNT, ao fim da atividade (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do W
5. Por fim, explique quais possíveis adaptações você, enquanto professor da turma de EJA, realizaria nesta sequência didática, para poder aplicá-la aos adultos, sem perderconforme ABNT, ao final da atividade.
1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
2 x de R$20,00 sem juros | Total R$40,00 | |
3 x de R$14,89 | Total R$44,68 | |
4 x de R$11,28 | Total R$45,14 | |
5 x de R$9,11 | Total R$45,57 | |
6 x de R$7,63 | Total R$45,81 | |
7 x de R$6,56 | Total R$45,90 | |
8 x de R$5,79 | Total R$46,33 | |
9 x de R$5,18 | Total R$46,62 | |
10 x de R$4,68 | Total R$46,78 | |
11 x de R$4,29 | Total R$47,20 | |
12 x de R$3,95 | Total R$47,36 |