Durante a disciplina estudamos sobre os conceitos de Integração e de Inclusão e as transformações desses termos ao longo da história. Para Edler (1993) e Amaral (1994) integrar é incorporar, física e socialmente, um indivíduo que está segregado e separado de seus pares, oferecendo-lhe oportunidades iguais. Integração, para esses estudiosos, significa tornar esse indivíduo parte da sociedade, oportunizando o seu acesso de modo que ele estará nos mesmos lugares em que as outras pessoas estão, estará vivendo como as outras pessoas, fazendo o que todos fazem e tendo os mesmos direitos que as demais. Ainda, há todo o movimento a respeito da integração social e escolar.
AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: Cord, 1994.
EDLER, R. Integração sob o enfoque brasileiro. Revista Vivência, Florianópolis, n. 13, p. 28-31,1994.
Sobre o conceito de inclusão, ela segue alguns parâmetros comuns, já que significa incluir, adicionar ou acrescentar pessoas ou algo que existe em grupos dos quais não faziam parte. Ainda, a palavra inclusão é frequentemente utilizada nas discussões e principalmente, nos documentos educacionais, sociológicos e políticos. Para Forest e Pearpoint (1997, p. 137), a inclusão significa, “[...] estar com o outro e cuidar uns dos outros. Não quer absolutamente dizer que somos todos iguais. Inclusão celebra, sim, nossa diversidade e diferenças com respeito e gratidão. Quanto maior a nossa diversidade, mais rica a nossa capacidade de criar novas formas de ver o mundo".
FOREST, M.; PEARPOINT, J. Inclusão: um panorama maior. In: MANTOAN, M. T. É. A integração de pessoas com deficiência.
São Paulo: Memnon, 1997, p. 137-141.
Entenda melhor esses conceitos realizando a leitura da Unidade I do livro didático e do artigo: “Inclusão e Integração: uma perspectiva sobre conceitos estudados durante a graduação”. O artigo está disponível no Studeo – Bibliotecas – Biblioteca Digital Unicesumar - Encontre o item:
Pesquisa Integrada e cole o nome do artigo para pesquisar.
Agora imagine a seguinte situação hipotética:
A Secretaria Municipal de Educação da sua cidade está preparando um ciclo de palestras on-line que serão ministradas para os professores com alguns temas de relevância para o trabalho pedagógico, e solicitou que você falasse sobre Integração e Inclusão. A palestra terá duração de 50 minutos, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação com 10 slides utilizando o PowerPoint (formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina).
Para isso, siga estes passos:
Slide 1: preencha com seu nome, RA, título da palestra e uma imagem ilustrativa relacionada a temática.
Slide 2: explique as semelhanças e diferenças existentes nos conceitos de Integração e Inclusão utilizando um ORGANOGRAMA que você irá elaborar.
Exemplo de Organograma:
Fonte: https://gogood.com.br/blog/organograma/
IMPORTANTE:
Você deverá fazer um print screen/captura de tela do seu Organograma e inserir no slide. Você poderá criar seu Organograma no Word, Paint, na plataforma Canva (www.canva.com), Mindmeister (https://www.mindmeister.com/pt) ou em alguma outra plataforma digital de sua preferência. O seu Organograma não deve ser feito à mão, uma vez que o professor inovador deve fazer uso de recursos tecnológicos.
Slides 3 e 4: Apresente uma breve explicação sobre Integração, uma citação direta e uma imagem ilustrativa sobre a temática.
Slides 5 e 6: Apresente uma breve explicação sobre Inclusão, uma citação direta e uma imagem ilustrativa sobre a temática.
Slides 7, 8 e 9: Explique como os conceitos estudados impactam a vida das pessoas com necessidades específicas na atualidade. Apresente uma imagem ilustrativa.
Slide 10: Referência completa, conforme normas da ABNT.