Olá Estudante,
Este manual tem por finalidade orientar o processo de desenvolvimento dos
Projetos Integradores do curso de Graduação de Ciências Contábeis da Universidade
Santo Amaro – UNISA, estabelecendo critérios e procedimentos gerais a serem
adotados para a atividade prevista na Matriz Curricular. Este documento traz as
orientações básicas para o desenvolvimento, apresentação, fontes de pesquisas
adequadas, formatação, formas e prazos de entrega além da apresentação final do
trabalho acadêmico.
Primeiro, são apresentados alguns conceitos importantes para a elaboração do
trabalho e, em seguida, cada um dos aspectos que o compõe.
A prática pedagógica do curso de Ciências Contábeis da UNISA busca o
desenvolvimento de competências e a capacidade de integração destas, portanto, a
avaliação dos conteúdos a partir das disciplinas será agregada à avaliação dos
projetos integradores. Esses projetos têm significância idêntica aos resultados das
demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação
profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos
conhecimentos. A prática pedagógica desses cursos prevê que as avaliações dos
projetos integradores sejam realizadas por professores especializados nas diversas
áreas do conhecimento, relacionados aos respectivos cursos e em bancas avaliadoras
multidisciplinares.
Os projetos integradores possibilitam a visão crítica e integrada dos
conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e
identificação de oportunidades e alternativas nas atividades inerentes à área. O
modelo de integração de conhecimentos permite o desenvolvimento de competências
a partir da aprendizagem pessoal e não somente o ensino unilateral. Os projetos
integradores procuram estabelecer a ambientação da aprendizagem, estimulando a
resolução de problemas, capacitando e ampliando as alternativas para gestão e
melhoria das práticas organizacionais.
O escopo dos projetos integradores é definido para os módulos em que serão
elaborados, de modo que o(a) estudante possa aplicar, no mesmo trabalho, saberes
adquiridos dentro e fora do ambiente escolar. Ele é criado em forma de desafio ao(a)
estudante, procurando desenvolver a visão crítica e sistêmica de processos, projetos
e empreendimentos, a criatividade, a busca de novas alternativas, o
empreendedorismo, a capacidade de interpretar o mercado e identificar
oportunidades, a gestão, o planejamento, além das condições para o
autoconhecimento e avaliação.
Os projetos permitem o acompanhamento do desenvolvimento, em grupo
supervisionado, das competências apresentadas ao longo dos módulos, aproximando
estudantes e professores(as) na construção do conhecimento técnico, como parte
integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em
problemas e por projetos.
A avaliação será feita por meio da aplicação de instrumentos pertinentes às
características dos projetos e desenvolvimento das respectivas disciplinas: pesquisas,
estudos de caso, desenvolvimento de projetos de intervenção, simulação na
implementação de projetos, estudos técnicos etc., que serão propostos e
acompanhados pela Coordenação dos Cursos, a qual também irá designar docente
para a orientação direta do projeto integrador para cada um dos cursos ofertados.
| 1 x de R$180,00 sem juros | Total R$180,00 | |
| 2 x de R$90,00 sem juros | Total R$180,00 | |
| 3 x de R$67,03 | Total R$201,08 | |
| 4 x de R$50,78 | Total R$203,11 | |
| 5 x de R$41,01 | Total R$205,07 | |
| 6 x de R$34,36 | Total R$206,14 | |
| 7 x de R$29,50 | Total R$206,53 | |
| 8 x de R$26,06 | Total R$208,48 | |
| 9 x de R$23,31 | Total R$209,77 | |
| 10 x de R$21,05 | Total R$210,53 | |
| 11 x de R$19,31 | Total R$212,42 | |
| 12 x de R$17,76 | Total R$213,10 |
