Para atingir os objetivos deste projeto integrado, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre,sob a orientação do Tutor a Distância. A Empório Fit. S.A é uma empresa familiar do ramo alimentício, que está no mercado há 15 anos e conta com 50 colaboradores nos mais diversos cargos: nutricionistas, vendedores, repositores, entregadores, estoquistas, gerentes e pessoal administrativo. Alguns são vinculados diretamente a empresa, outros são terceirizados e há ainda o processo de quarteirização para alguns cargos específicos. Nos cargos mais altos estão pessoas da família e até recentemente a diretoria não cogitava desenvolver uma estrutura profissional de gestão e fazia uso apenas dos serviços prestados por um escritório contábil terceirizado, que realizava todas as rotinas de contratação e demissão de pessoal e também era responsável pela folha de pagamento após conferência do cartão de ponto. A Empório Fit comercializa suplementos alimentares e vitaminas e é especializada em produtos naturais que auxiliam no emagrecimento, melhoria da pele, cabelos e unhas. Especialmente nos últimos quatro anos, a empresa percebeu a necessidade de se reinventar, em função das adaptações na dinâmica do mercado e nas formas de trabalho, pela nova realidade pós pandemia. O Diretor da Empório Fit, resolveu profissionalizar a gestão e incluir novaslinhas de produtos com apelo comercial não somente de perda e manutenção de peso, mas principalmente de reposição de vitaminas e minerais adequados a cada pessoa. A concorrência cresce e no segmento em que atua, as mudanças são constantes e requerem ações que levem aos resultados esperados: crescer, ser lucrativa e manter-se neste competitivo mercado. O seu maior público consumidor é jovem, assim como o pessoal que trabalha na empresa. Dessa forma, o diretor da empresa, entre outras propostas, está começando a investir mais em seus colaboradores, pois reconhece a importância de cuidar de pessoas para atingir os objetivos organizacionais. Para ajudá-lo na implantação do processo, contratou você para pesquisar sobre as políticas de gestão. Com o conhecimento que você agregará à organização também serão definidas estratégias e ações para valorizar o capital humano, atrair e reter os talentos, integrar as pessoas na organização e melhorar o clima organizacional. ATIVIDADES Projeto Integrado Inovação - Gestão PASSO 01: Nos anos iniciais de atuação, embora a Empório Fit Embora ter implementado alguns processos básicos de gestão, incluindo aqueles relacionados à gestão de pessoas, visando ações estratégicas e a busca por resultados. O investimento no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental, uma vez que quando eles têm um entendimento claro de sua importância para o crescimento da empresa e se sentem valorizados por suas contribuições, isso impulsiona de maneira significativa seu progresso. Você deve ter pensado em várias hipóteses e possibilidades de ajudar. Realmente, existem diferentes ações com as quais se possa iniciar. Vamos começar a elencar algumas delas? As empresas utilizam termos que as diferem umas das outras. Funcionários e colaboradores são os mais comumente utilizados. Uma empresa que valoriza seus colaboradores deve permitir que eles tenham responsabilidade sobre suas ações e decisões, e assim estabelecer limites e fazer o acompanhamento. a) A partir do que vimos até aqui, descreva qual a denominação mais adequada você sugeriria para se referir aos funcionários da Empório Fit e justifique sua escolha. Depois, apresente no mínimo três exemplos específicos de atividades de nível estratégico, que possam ser realizadas, implícita ou explicitamente, na Empório Fit, com vistas à Gestão de Pessoas. b) Uma empresa deve empregar estratégias para atuar de forma a garantir sua manutenção no mercado, e sabemos que as pessoas fazem, em grande parte, a diferença nesse aspecto. Estabelecer estratégias, portanto, implica saber aonde se quer chegar e estabelecer ações que, ao serem executadas, aproximam a empresa das metas estipuladas. Explique quais aspectos poderiam ser considerados na definição da estratégia de expansão da Empório Fit e justifique sua resposta considerando a relação existente entre estratégia e pessoas. Projeto Integrado Inovação - Gestão PASSO 02: Para melhorar a gestão e expandir os negócios o Diretor da Empório Fit percebeu que não tem dinheiro suficiente em caixa para esse investimento. Para isso, será necessário realizar um financiamento no valor de R$ 140.000,00. Foi realizada uma pesquisa em algumas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada, conforme a tabela a seguir: Banco A Banco B Banco C Taxa de juros 1,9% ao ano 2,5% ao ano 3,2% ao ano Números de parcelas 192 meses 144 meses 204 meses Assim, de acordo com as taxas da tabela, você deve analisar cada uma das opções apresentadas, Banco A, B e C, com o intuito de apresentar a proposta mais vantajosa para a empresa. PEDE-SE: a) O valor da prestação de cada uma das opções. b) Apresentar qual banco que considera mais vantajoso a empresa realizar o financiamento, justificando essa escolha. PASSO 03 A Empório Fit, está interessada em expandir sua linha de produtos, assim, decidiu conduzir uma pesquisa de opinião para avaliar quais novos itens seriam bem recebidos no mercado. Para isso, utilizou-se um método de amostragem convencional. A amostra consistiu em 200 pessoas com idades entre 18 e 30 anos. Cada entrevistado foi questionado sobre qual dos produtos listados eles estariam dispostos a comprar. Vale ressaltar que os participantes podiam escolher apenas um produto. Os resultados dessa pesquisa estão apresentados na tabela a seguir: Produto Quantidade de pessoas que escolheram o produto Suplementos Multivitamínicos 40 Suplementos de Ômega-3 35 Suplementos de Ferro 25 Barras de Nutrição 55 Shakes 45 Lembre-se que você atua no papel de consultor e, portanto, deverá elaborar respostas que sejam suficientemente bem redigidas - não simplesmente para atender o objetivo conceitual das questões aqui apresentadas, mas textos que elucidem recomendações significativas para uma mudança de contexto organizacional da Empório Fit. Projeto Integrado Inovação - Gestão Dessa lista de 5 produtos, apenas os que tiveram uma frequência relativa superior à 20% serão escolhidos para serem comercializados pela empresa. Para determinar quais são esses produtos, você deve construir uma tabela de distribuição de frequência sem classe, bem como o histograma. A partir da análise do histograma e da tabela de distribuição de frequência indique quais são os produtos que devem ser comercializados pela empresa. PASSO 04 Ao fazer a terceirização de atividades, a Empório Fit S.A tomou uma decisão estratégica que pode impactar significativamente seus processos operacionais e legais. A terceirização, embora ofereça vantagens como redução de custos e foco no core business, também traz consigo uma série de desafios e responsabilidades legais que não podem ser ignorados. Neste contexto, é essencial que a Empório Fit adote uma abordagem cautelosa e diligente, considerando os cuidados necessários para mitigar os riscos associados à terceirização e garantir a conformidade com a legislação trabalhista, previdenciária, tributária e consumerista. Neste passo, exploraremos os principais cuidados legais que a Empório Fit deve observar ao terceirizar suas atividades, bem como as estratégias para mitigar os riscos e proteger os interesses da empresa e de seus colaboradores: a) Quais são os principais cuidados legais que a Empório Fit deve considerar ao terceirizar suas atividades? É necessário abranger as questões relacionadas com o Contrato de Prestação de Serviços, a Responsabilidade Trabalhista e a Segurança do Trabalho. b) Como a Empório Fit pode mitigar os riscos associados à terceirização de atividades? Aborde a questão da comunicação com a empresa terceirizada bem como a realização de auditorias dentro da Empório Fit.
1 x de R$79,99 sem juros | Total R$79,99 | |
2 x de R$40,00 sem juros | Total R$79,99 | |
3 x de R$29,56 | Total R$88,68 | |
4 x de R$22,40 | Total R$89,58 | |
5 x de R$18,01 | Total R$90,05 | |
6 x de R$15,09 | Total R$90,52 | |
7 x de R$12,96 | Total R$90,70 | |
8 x de R$11,40 | Total R$91,16 | |
9 x de R$10,19 | Total R$91,74 | |
10 x de R$9,21 | Total R$92,08 | |
11 x de R$8,41 | Total R$92,52 | |
12 x de R$7,74 | Total R$92,82 |