PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, estudante! Neste momento, você realizará uma atividade prática relacionada a uma situação típica da atuação do professor. Uma Avaliação Diagnóstica, como estratégia educativa para o mapeamento dos conhecimentos prévios dos estudantes. Objetivos Refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. Construir uma avaliação diagnóstica. Empregar os objetos de aprendizagem e as habilidades descritas na BNCC em questões pertinentes à avaliação diagnóstica. Situação-problema Após a realização do concurso público em sua cidade, você foi chamado para assumir o cargo de professor.
O ingresso ocorreu um pouco antes do início das aulas, então, a coordenadora pedagógica, após apresentar os professores e as respectivas séries, orientou que todos iniciassem a confecção das avaliações diagnósticas. Na escola, há professores das diferentes áreas de conhecimento e cada professor desenvolverá uma avaliação diagnóstica, contemplando os componentes curriculares da sua respectiva área.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
1. Ler e conhecer as competências específicas referentes à sua área de conhecimento de acordo com a BNCC, bem como a proposta de objetos de conhecimento e habilidades prevista para uma série de sua escolha, conforme segmento de atuação de seu curso de graduação (Por exemplo: Pedagogia, Educação Física e Arte: do 1º ao 5º ano; Letras, Matemática, História, Geografia: do 6º ao 9º ano; Filosofia, Sociologia: 1º ao 3º ano do Ensino Médio). O curso de Educação Especial abrange todos os segmentos mencionados, com foco em estudantes com necessidades educacionais especiais.
2. Construir a avaliação diagnóstica da disciplina de sua área de formação para a série de sua escolha, contendo 10 perguntas relacionadas ao desenvolvimento das competências definidas no item 1, sendo 8 de múltipla escolha e 2 dissertativas, conforme modelos, a seguir. ATV ATIVIDADE PRÁTICA Exemplo para a disciplina de Ciências: Competência prevista na BNCC: (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma maisconsciente.
Exemplo de questão diagnóstica de múltipla escolha: Pedro precisa descartar alguns papéis. Onde ele deve deixá-los?
a) No mar ou nos rios.
b) No chão.
c) No cesto de papel reciclado.
d) Fazer uma fogueira para queimá-los.
Competência prevista na BNCC: (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite)e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. Exemplo de questão diagnóstica dissertativa: Um dia é dividido em três partes principais. O que você faz em cada uma dessas partes?
Passo 2: Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
1) Capa da Instituição, conforme orientação disponível na biblioteca virtual.
2) Apresentação das competências utilizadas para elaboração da avaliação diagnóstica, comentando a importância de cada uma.
3) A avaliação diagnóstica, contendo dez perguntas, sendo 8 de múltipla escolha e 2 ATV ATIVIDADE PRÁTICA dissertativas.
1 x de R$90,00 sem juros | Total R$90,00 | |
2 x de R$45,00 sem juros | Total R$90,00 | |
3 x de R$33,26 | Total R$99,77 | |
4 x de R$25,20 | Total R$100,79 | |
5 x de R$20,26 | Total R$101,32 | |
6 x de R$16,98 | Total R$101,85 | |
7 x de R$14,58 | Total R$102,05 | |
8 x de R$12,82 | Total R$102,57 | |
9 x de R$11,47 | Total R$103,22 | |
10 x de R$10,36 | Total R$103,60 | |
11 x de R$9,46 | Total R$104,09 | |
12 x de R$8,70 | Total R$104,44 |