A pesquisa de marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas
operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa
de marketing evolui constantemente, na medida em que novas tecnologias e técnicas surgem.
As pesquisas on-line, como exemplo da relação da pesquisa com a tecnologia, são cada vez mais populares
devido à sua facilidade de acesso e custo relativamente baixo. As empresas ou institutos de pesquisa
utilizam questionários digitais para coletar dados sobre preferências, hábitos de compra e opiniões dos
consumidores. Essas pesquisas podem ser distribuídas por e-mail, em sites ou por meio de painéis de
pesquisa.
A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de
marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é
importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas.
Fonte: VIEIRA, Marcelo Cristian; BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Fundamentos do Marketing. Maringá-
PR: Unicesumar, 2022.
Pensando nisso, agora diga quais as principais características que diferenciam uma pesquisa de marketing
com questionário enviado por e-mail (quantitativa), de uma pesquisa de marketing com roteiro de
entrevista realizada na rua pessoalmente (qualitativa), por exemplo?
1 x de R$30,00 sem juros | Total R$30,00 | |
2 x de R$15,00 sem juros | Total R$30,00 | |
3 x de R$11,17 | Total R$33,51 | |
4 x de R$8,46 | Total R$33,85 | |
5 x de R$6,84 | Total R$34,18 | |
6 x de R$5,73 | Total R$34,36 | |
7 x de R$4,92 | Total R$34,42 | |
8 x de R$4,34 | Total R$34,75 | |
9 x de R$3,88 | Total R$34,96 | |
10 x de R$3,51 | Total R$35,09 | |
11 x de R$3,22 | Total R$35,40 | |
12 x de R$2,96 | Total R$35,52 |