A alimentação e a nutrição são pilares fundamentais para a promoção da saúde e da qualidade de vida. No contexto da Educação Física, compreender esses aspectos é essencial para orientar praticantes de exercício físico com base em evidências e dentro dos limites éticos e legais da atuação profissional. Este MAPA pretende avaliar seus conhecimentos sobre os fundamentos da nutrição, suas aplicações, na prática, profissional e os limites da atuação do profissional de Educação Física diante das demandas alimentares dos indivíduos. SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021. Caros alunos, vamos imaginar a seguinte situação, você, como profissional/professor de Educação Física que com públicos diversos: crianças, adolescentes, adultos saudáveis, idosos, pessoas com sobrepeso e mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Durante suas intervenções, surgem dúvidas recorrentes sobre alimentação: jejum intermitente, dietas restritivas, alimentos ultraprocessados e até uso de suplementos. Muitos esperam que você os oriente quanto à alimentação, mas é essencial saber os limites da atuação profissional e quando indicar o encaminhamento para nutricionistas ou outros profissionais da saúde. Dentro dessa problematização, analise e responda às perguntas a seguir: Orientações gerais: • Utilize o livro da disciplina como base para responder as questões. • Muitas perguntas são interpretativas. Assim, busque entender o conteúdo, para elaborar sua resposta. 01. Explique com suas palavras a diferença entre os conceitos de alimentação e nutrição. Por que é importante que o profissional de Educação Física compreenda essa distinção? 02. Liste e explique brevemente três princípios que norteiam uma alimentação saudável, conforme apresentados nas Diretrizes Alimentares para a População Brasileira. 03. Cite dois fatores que influenciam o comportamento alimentar das pessoas e explique como eles impactam a prática do profissional de Educação Física. 04. Cite dois grupos que exigem atenção nutricional específica durante a prática de exercícios físicos e indique, com base no livro, orientações gerais que o profissional de Educação Física pode oferecer a esses públicos (sem extrapolar sua função). 05. O profissional de Educação Física, ao orientar seus praticantes, lida frequentemente com questões relacionadas à alimentação e ao desempenho. Diante disso, explique por que é fundamental que o bacharel em Educação Física não prescreva suplementos alimentares ou dietas, e como essa conduta se alinha ao respeito dos limites éticos e legais de sua atuação profissional. 06. Como a articulação com nutricionistas, psicólogos e médicos pode contribuir para melhores resultados no cuidado com a saúde alimentar de idosos? 07. Cite e explique dois sinais comportamentais que podem indicar práticas alimentares inadequadas ou distúrbios alimentares. Qual deve ser a conduta profissional diante dessas situações?
1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
2 x de R$20,00 sem juros | Total R$40,00 | |
3 x de R$14,89 | Total R$44,68 | |
4 x de R$11,28 | Total R$45,14 | |
5 x de R$9,11 | Total R$45,57 | |
6 x de R$7,63 | Total R$45,81 | |
7 x de R$6,56 | Total R$45,90 | |
8 x de R$5,79 | Total R$46,33 | |
9 x de R$5,18 | Total R$46,62 | |
10 x de R$4,68 | Total R$46,78 | |
11 x de R$4,29 | Total R$47,20 | |
12 x de R$3,95 | Total R$47,36 |