De acordo com Mendes (2009, p. 76) “O apoio da história como um recurso pedagógico tem como principal finalidade promover um ensino-aprendizagem da Matemática que busque dar uma ressignificação ao conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos. Com essa prática, considero ser possível imprimir maior motivação e criatividade cognitiva às atividades de sala de aula durante nossa ação docente, pois esse modo de conceber o ensino da Matemática pode constituir-se em um dos agentes provocadores de ruptura na prática tradicional educativa vivida até hoje nas aulas de Matemática”. Essa reflexão evidencia uma das justificativas para inserir a História da Matemática no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, em todos os níveis de ensino. Segundo o autor,por meio da História da Matemática é possível que haja motivação, criatividade, além do rompimento com práticas tradicionais de ensino. Com base nessa reflexão, sobre a inserção da História da Matemática como agente provocador de ruptura na prática tradicional educativa, propomos a seguinte questão: Como você, como futuro(a) professor(a) de Matemática, poderia integrar a História da Matemática de forma efetiva em suas aulas para promover a ressignificação do conhecimento matemático e estimular a motivação, criatividade cognitiva e a superação de práticas tradicionais? Sua resposta deve conter de 15 a 30 linhas
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