ATIVIDADE 1 – LIBRAS - 52_2025
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QUESTÃO 1
A partir do Congresso de Milão (realizado em 1880) e durante quase todo o século XX, o oralismo se consolidou como a
ideologia dominante na educação dos surdos, com um foco exclusivo no ensino da oralização. Nesse contexto, os surdos
eram vistos como deficientes, e não como indivíduos com uma língua e cultura própria.
A educação de surdos no Brasil passou por diferentes abordagens ao longo da história, sendo marcada, durante muito
tempo,
por práticas excludentes como o oralismo (método que priorizava a fala e a leitura labial, em detrimento da Língua de
Sinais).
Essa perspectiva desconsiderava a singularidade linguística e cultural dos surdos, comprometendo sua formação crítica e
cidadã. Atualmente, a valorização da Libras representa um avanço importante na luta pela inclusão e pelo reconhecimento
da identidade surda.
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 20 e
no máximo 25 linhas) respondendo a seguinte pergunta:
De que maneira a abordagem oralista contribuiu para a marginalização da língua de sinais e para a negação da diferença
linguística e cultural dos surdos? Discorra sobre as consequências dessa perspectiva na formação de cidadãos críticos e
na promoção da igualdade.
Observação: Apresente as referências utilizadas no final da atividade.
1 x de R$30,00 sem juros | Total R$30,00 | |
2 x de R$15,00 sem juros | Total R$30,00 | |
3 x de R$11,09 | Total R$33,26 | |
4 x de R$8,40 | Total R$33,60 | |
5 x de R$6,75 | Total R$33,77 | |
6 x de R$5,66 | Total R$33,95 | |
7 x de R$4,86 | Total R$34,02 | |
8 x de R$4,27 | Total R$34,19 | |
9 x de R$3,82 | Total R$34,41 | |
10 x de R$3,45 | Total R$34,53 | |
11 x de R$3,15 | Total R$34,70 | |
12 x de R$2,90 | Total R$34,81 |