ATIVIDADE 1 – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54/2025
QUESTÃO 1
O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem da História. Em um contexto marcado pelas redes sociais, pela circulação de fake news e pela multiplicidade de narrativas sobre o passado e o presente, o professor precisa assumir o papel de mediador crítico, incentivando a análise de fontes históricas confiáveis e a construção de interpretações fundamentadas.
Segundo Bittencourt (2004), compreender a História como disciplina significa reconhecê-la não apenas como transmissão de conteúdos, mas como um processo dinâmico de produção do conhecimento. Dessa forma, cabe ao futuro pedagogo refletir sobre como as metodologias do ensino de História podem dialogar com a atualidade digital, favorecendo o pensamento crítico, a cidadania e o combate às narrativas distorcidas.
Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo:
- A importância da História no desenvolvimento do pensamento crítico frente às informações digitais e fake news.
- Como as metodologias de ensino de História podem contribuir para que os alunos se tornem sujeitos ativos na interpretação das fontes históricas.
- Apresente estratégias pedagógicas atuais que podem ser aplicadas em sala de aula (ex.: análise de memes históricos, debates sobre notícias, comparação entre fontes digitais e documentos históricos).
1 x de R$30,00 sem juros | Total R$30,00 | |
2 x de R$15,00 sem juros | Total R$30,00 | |
3 x de R$11,17 | Total R$33,51 | |
4 x de R$8,46 | Total R$33,85 | |
5 x de R$6,84 | Total R$34,18 | |
6 x de R$5,73 | Total R$34,36 | |
7 x de R$4,92 | Total R$34,42 | |
8 x de R$4,34 | Total R$34,75 | |
9 x de R$3,88 | Total R$34,96 | |
10 x de R$3,51 | Total R$35,09 | |
11 x de R$3,22 | Total R$35,40 | |
12 x de R$2,96 | Total R$35,52 |