ATIVIDADE 1 – GESTÃO DE PROJETOS - 52_2025
QUESTÃO 1
Olá, estudante!
Nessa atividade, analisaremos uma situação fictícia de projeto. Leia atentamente o texto
de apoio e o caso de projeto apresentado para realização da atividade.
TEXTO-BASE SOBRE ESCOPO
“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte.
Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto,
conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído,
ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará
sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar
as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a
disponibilidade dos membros da equipe do projeto”.
Fonte: https://www.academiaplaorc.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Guia-PMBOK-
7a-Edicao.pdf. Acesso em: 16 abr. 2025.
CASO FICTÍCIO: Nova Linha de Embalagens Plásticas
A empresa PlastBEM, especializada na fabricação de embalagens plásticas para o setor
alimentício, iniciou um projeto para desenvolver uma nova linha de embalagens
sustentáveis, visando atender às novas demandas do mercado e se adequar às
regulamentações ambientais mais rigorosas. O projeto foi liderado por Paulo Pontes,
gerente de projetos, que enfrentou desafios significativos ao longo da execução.
Enquanto a equipe técnica buscava uma embalagem altamente durável e reciclável, o
departamento comercial pressionava por um custo reduzido e prazo acelerado de
lançamento. Com isso, Paulo teve que contornar de diversas formas a discordância
entre as áreas no planejamento e separar os formatos de envio de comunicações.
Durante o desenvolvimento dos protótipos, a diretoria adicionou recursos como
pigmentação ecológica e uma camada extra de proteção contra umidade, sem uma
avaliação prévia dos impactos, o que levou a testes adicionais e reformulações
inesperadas. Paralelamente, a contratação de um fornecedor de matéria-prima ocorreu
sem a aprovação do Presidente (Sponsor), que, ao tomar conhecimento dos termos,
identificou o descumprimento de itens da legislação, resultando em renegociações e
interrupções na produção.
Com as comunicações separadas e sem recorrência definida, o time de resistência dos
materiais recebeu uma informação que não chegou para a equipe de testes, causando
uma subestimação de prazos para validação dos protótipos, que deveriam atender às
necessidades de armazenamento dos produtos, o que ocasionou atrasos na entrega.
Como consequência, o orçamento inicial foi rapidamente ultrapassado devido às
mudanças constantes e aos atrasos, exigindo realocação de recursos e revisões de
contratos com fornecedores. Ao final, o projeto sofreu atrasos significativos e precisou
de ajustes para conter custos e simplificar funcionalidades. Embora a nova linha de
embalagens plásticas sustentáveis tenha sido entregue ao mercado, o projeto não
correu conforme o planejado e a empresa ficou muito insatisfeita com a condução de
Paulo nessa demanda.
Elaborado pela professora.
Com base no texto de apoio, considerando o CASO FICTÍCIO: Nova Linha de
Embalagens Plásticas e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo
quatro (4) itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do
projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema
identificado, apresente ao menos uma solução, conforme as práticas de gerenciamento
de projetos e de gerenciamento do escopo.
1 x de R$30,00 sem juros | Total R$30,00 | |
2 x de R$15,00 sem juros | Total R$30,00 | |
3 x de R$11,09 | Total R$33,26 | |
4 x de R$8,40 | Total R$33,60 | |
5 x de R$6,75 | Total R$33,77 | |
6 x de R$5,66 | Total R$33,95 | |
7 x de R$4,86 | Total R$34,02 | |
8 x de R$4,27 | Total R$34,19 | |
9 x de R$3,82 | Total R$34,41 | |
10 x de R$3,45 | Total R$34,53 | |
11 x de R$3,15 | Total R$34,70 | |
12 x de R$2,90 | Total R$34,81 |