A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender a relação entre os diferentes tipos de paisagem e a noção de "espaço geográfico". Muitos confundem paisagem natural com paisagem modificada e não conseguem associar os espaços em que vivem as noções de lugar, território e paisagem, fundamentais para o raciocínio geográfico. A escola em que Camila trabalha adota uma metodologia ativa, em que o aluno é incentivado a aprender por meio de experiências práticas, e o professor atua como mediador desse processo. Camila quer elaborar uma sequência didática que não só permita que seus alunos aprendam esses conceitos de maneira significativa, mas que também os envolva de forma criativa e participativa.
Diante desse cenário, você, como futuro professor, foi convidado a ajudar a professora Camila a planejar essa sequência didática e refletir sobre o papel do professor na mediação da aprendizagem em Geografia.
Ajude a professora Camila a elaborar uma sequência didática eficaz para ensinar o conceito de "paisagem" e "espaço" às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma abordagem prática e conectada ao cotidiano das crianças.
Para isso, siga o passo a passo:
1. Explique a importância de ensinar Geografia conectando o conteúdo ao cotidiano das crianças. Pesquise sobre a abordagem de aprendizagem significativa e como ela contribui para a construção de noções espaciais.
2. Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia. Proponha uma sequência didática inovadora para ensinar o conceito de "paisagem" às crianças do 2º ano. Elabore uma atividade prática que envolva o ambiente em que as crianças vivem (escola, casa, bairro) e permita que elas explorem esse conceito de forma lúdica e participativa.
3. Defina os objetivos (mínimo dois) da atividade, relacionando-os ao desenvolvimento de habilidades espaciais, como a capacidade de observar, descrever e interpretar diferentes paisagens. Use a BNCC para justificar seus objetivos.
4. Discorra sobre o papel do professor como mediador do aprendizado. Pesquise como o docente pode fomentar a autonomia e a construção do conhecimento pelas crianças, utilizando atividades que incentivem a exploração e o raciocínio crítico.
| 1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
| 2 x de R$20,00 sem juros | Total R$40,00 | |
| 3 x de R$14,89 | Total R$44,68 | |
| 4 x de R$11,28 | Total R$45,14 | |
| 5 x de R$9,11 | Total R$45,57 | |
| 6 x de R$7,63 | Total R$45,81 | |
| 7 x de R$6,56 | Total R$45,90 | |
| 8 x de R$5,79 | Total R$46,33 | |
| 9 x de R$5,18 | Total R$46,62 | |
| 10 x de R$4,68 | Total R$46,78 | |
| 11 x de R$4,29 | Total R$47,20 | |
| 12 x de R$3,95 | Total R$47,36 |
