A formação do bacharel em Educação Física tem como objetivo preparar o profissional para atuar de maneira ampla e qualificada em diferentes contextos sociais, institucionais e comunitários. Esse percurso formativo contempla não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos e científicos, mas também o desenvolvimento de competências que envolvem planejamento, ensino, coordenação, gestão e avaliação de práticas corporais voltadas à promoção, proteção, manutenção e reabilitação da saúde. Nessa perspectiva, o conceito de competência profissional ultrapassa a simples execução de tarefas: refere-se à capacidade de articular saberes teóricos e práticos, integrando dimensões cognitivas, afetivas, éticas e sociais.
Ser competente, portanto, significa mobilizar conhecimentos científicos, tecnológicos e metodológicos, utilizando-os para analisar criticamente diferentes situações, identificar necessidades e pontos críticos, tomar decisões fundamentadas em evidências e oferecer encaminhamentos adequados e seguros a cada desafio que se apresenta. Envolve ainda a habilidade de trabalhar de forma colaborativa em equipes multidisciplinares, comunicar-se com clareza, respeitar a diversidade cultural e reconhecer a importância da educação permanente como estratégia de atualização profissional. Dessa forma, o bacharel em Educação Física se torna um agente ativo na promoção do bem-estar individual e coletivo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade mais saudável e participativa.
NUNES, M. P.; VOTRE, S. J.; SANTOS, W. O profissional em educação física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 2, p. 280–290, jun. 2012.
Ciente de que o profissional bacharel em Educação Física é capaz de se adaptar a diferentes contextos, desde que atue de forma ética e adequada, leia atentamente o contexto descrito a seguir e responda às duas propostas/etapas apresentadas: Você foi convidado(a) pela Prefeitura Municipal de sua cidade para desenvolver e ministrar um projeto de dança voltado ao público idoso. Com isso, deverá desenvolver de forma escrita a proposta do projeto, o qual será avaliado para possível aprovação e financiamento. Havendo a hipotética aprovação, ficará responsável, também, por ministrar as aulas (hipoteticamente).
Orientações gerais:
-Utilize o arquivo MODELO MAPA - DANÇA, disponível na pasta "Material da Disciplina", para realizar esta atividade.
-Utilize o livro didático da disciplina como base para responder esta atividade.
ETAPA 1
Para a elaboração do projeto de dança, você deverá levantar algumas informações, as quais são citadas a seguir. Considerando o público já definido no enunciado e seus conhecimentos acerca da atuação do profissional de educação física na dança e em programas de saúde e bem-estar, preencha as informações abaixo:
- Título do projeto: nome simples e atrativo.
- Duuração do projeto: tempo total em que o projeto será realizado (semanas/meses/ano).
- Tipo de dança: cite qual ou quais modalidades serão trabalhadas no projeto e justifique sua escolha (você pode escolher até 2 modalidades).
- Estrutura geral: indique frequência semanal e duração (tempo) de cada encontro.
- Justificativa: explique a importância do projeto para a comunidade.
- Objetivo geral: apresente a meta central do projeto.
- Objetivos específicos: detalhe metas complementares (ex.: melhorar equilíbrio).
- Caracterização do público-alvo: descreva faixa etária, estimativa de participantes e possíveis limitações de saúde que deverão ser consideradas.
- Condições do espaço e recursos: apresente informações sobre o local pensado para a realização da prática, materiais necessários, e cuidados com segurança e acessibilidade.
ETAPA 2
Levando em consideração que além de planejar, você será o(a) professor(a) que ministrará a aula (somente de forma hipotética), apresente domínio de conteúdo, das informações solicitadas a seguir:
Uma aula de dança pode ser dividida em três partes fundamentais. Em tópicos, descreva cada uma dessas partes, destacando:
-Nome da etapa:
-Objetivo principal:
-Principais características:
| 1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
| 2 x de R$20,00 sem juros | Total R$40,00 | |
| 3 x de R$14,89 | Total R$44,68 | |
| 4 x de R$11,28 | Total R$45,14 | |
| 5 x de R$9,11 | Total R$45,57 | |
| 6 x de R$7,63 | Total R$45,81 | |
| 7 x de R$6,56 | Total R$45,90 | |
| 8 x de R$5,79 | Total R$46,33 | |
| 9 x de R$5,18 | Total R$46,62 | |
| 10 x de R$4,68 | Total R$46,78 | |
| 11 x de R$4,29 | Total R$47,20 | |
| 12 x de R$3,95 | Total R$47,36 |
