A empresa TechNova, especializada em soluções tecnológicas, está avaliando a introdução de uma nova linha de produtos para mercados emergentes. A alta direção possui várias ideias estratégicas: algumas são inovadoras e disruptivas, enquanto outras são baseadas na adaptação de práticas de concorrentes.
A decisão sobre qual estratégia adotar depende de informações confiáveis sobre custos, capacidade produtiva, riscos financeiros, retorno esperado e impacto nos objetivos estratégicos da organização.
PEDE-SE: com base nesse cenário, explique (em até 20 linhas) como a Controladoria pode:
1. Mensurar e transformar dados operacionais e financeiros em informações gerenciais confiáveis, relevantes e tempestivas.
2. Auxiliar no alinhamento entre a formulação estratégica (decisão sobre novos produtos ou mercados) e o planejamento estratégico (definição de programas, alocação de recursos e acompanhamento de resultados).
Em sua resposta, destaque:
- Como a Controladoria organiza e interpreta informações para que a gestão compreenda alternativas e impactos de cada decisão.
- O papel da área como suporte técnico e analítico para reduzir incertezas e riscos.
- Como a atuação da Controladoria garante que a estratégia escolhida esteja coerente com missão, visão e objetivos organizacionais.
| 1 x de R$30,00 sem juros | Total R$30,00 | |
| 2 x de R$15,00 sem juros | Total R$30,00 | |
| 3 x de R$11,17 | Total R$33,51 | |
| 4 x de R$8,46 | Total R$33,85 | |
| 5 x de R$6,84 | Total R$34,18 | |
| 6 x de R$5,73 | Total R$34,36 | |
| 7 x de R$4,92 | Total R$34,42 | |
| 8 x de R$4,34 | Total R$34,75 | |
| 9 x de R$3,88 | Total R$34,96 | |
| 10 x de R$3,51 | Total R$35,09 | |
| 11 x de R$3,22 | Total R$35,40 | |
| 12 x de R$2,96 | Total R$35,52 |
